ABERTO AO PÚBLICO-Cáceres vivencia sucesso do Campeonato Esportivo Esporte para Todos até domingo 

 

Por Beattiz Saturnino- Da Assessoria de Imprensa

 

Centenas de atletas cacerenses estão vivendo o sonho de participarem pela primeira vez de um campeonato inclusivo, com diversas modalidades. Nesta sexta-feira (25.04) teve Natação para idosos e crianças autistas, com direito a medalhas e jantar dançante. Trata-se do “Campeonato Esportivo Esporte para Todos”, conveniado pelo Ministério dos Esportes, via emenda parlamentar do Dr. Leonardo, enquanto deputado federal, e que continua com o Karatê, Vôlei de Areia e Futebol de Campo, no sábado (26), na AABB, encerrando no domingo (27) com o Futebol de Salão, na Escola Estadual Leopoldo Ambrosio Filho.

No sábado, o time que levar o primeiro lugar da disputa no Futebol de Campo vai para a final do intermunicipal em Cuiabá, no dia 25 de maio. E, no domingo, sai mais um time semifinalista de Futsal, que parte para Araputanga (a 337 km de Cuiabá), no intermunicipal do Campeonato Esporte para Todos, que será realizado no dia 01 de maio.

Ainda tem mais Campeonato em Vila Bela da Santíssima Trindade (520 km da capital) com o Futebol de Campo, onde sairá mais uma equipe semifinalista para o grande encontro no dia 24 de maio, no Clube de Subtenentes, em Cuiabá.

O evento é aberto ao público cacerence, que poderá torcer pelos atletas em uma verdadeira “Cidade dos Esportes” jamais vista em Mato Grosso nesse nível, por meio de emenda parlamentar federal, com realização do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação.

É o resultado do que aprenderam nos projetos sociais “Vidas Desportivas” (de 8 meses) e “Esporte Para Todos” (de 9 meses), realizados em Cáceres, Cuiabá, Araputanga e Vila Bela da Santíssima Trindade, também patrocinados pelo Ministério dos Esportes, idealizado e executado via emenda parlamentar impositiva do Dr. Leonardo.

“É um sonho, uma realização que não tenho palavras para descrever a grandeza que representa a cada um que participou do projeto: os idosos e crianças autistas, por exemplo, sabem o quanto esses projetos impactaram na vida deles. Também às crianças e adolescentes no Futebol, com muitas despertando sonhos de se despontar em times profissionais, como no Kung Fu, que estão a caminho de campeonato fora do Brasil”, destaca Dr. Leonardo, que é médico, reside em Cáceres, e hoje é chefe do Escritório de Representação do Estado de Mato Grosso (ERMAT) em Brasília-DF.

A primeira etapa do Campeonato Esportivo Esporte para todos aconteceu em Cuiabá, entre os dias 11 e 14 de abril, e foi um sucesso como está sendo em Cáceres, onde mais de 2 mil pessoas passaram por lá (no Clube de Subtenentes dos Sargentos). Não diferente de Cáceres, tem a importante participação das famílias, dos instrutores, professores, da população e da equipe do Instituto INCA.

Foram diversas modalidades acontecendo ao mesmo tempo: o Futebol de Campo, o Baquete, o Kung Fu Wushu, o Kickboxing e a Natação com idosos e crianças autistas, de 24 bairros de Cuiabá, em vulnerabilidade social, que tiveram oportunidade de transformação, por meio do esporte, com educadores físicos credenciados pelo Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso (Cref-17/MT), equipamentos necessários, desde uniformes a lanches.

 

 

 

Acessar WhatsApp Web